Imprensa

20-Mar-2020 12:00 - Atualizado em 15/10/2020 00:23
NOTA OFICIAL

COVID-19: Chegou a hora de tomarmos as medidas mais drásticas para proteger a vida da população

Diante do novo balanço do Ministério da Saúde publicado ontem, 19 de março, sobre a transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) no Estado de São Paulo e, levando em consideração a forma de enfrentamento bem sucedida adotada por diversos países ao redor do mundo, a direção do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba defende que a Prefeitura Municipal de Sorocaba determine “quarentena total” ao menos até o dia 31 de março para conter a propagação do coronavírus.

Levamos em consideração que o maior número de pessoas infectadas representará um maior número de casos graves. Como é sabido, o tratamento ao coronavírus em casos graves requer intubação em UTIs e não dispomos de um número suficiente de leitos para atender a um quadro de contaminação generalizada.

O PT Sorocaba reconhece que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Sorocaba já tomaram providências importantes e corretas para o enfrentamento ao coronavírus em nossa cidade. Porém chegou a hora de o Poder Público tomar medidas mais drásticas para impedir que ocorram mortes em nossa cidade e o abarrotamento do sistema de saúde.

Restringir a completa circulação das pessoas é o método mais eficaz para barrar a transmissão do novo vírus. Dessa forma, o PT avalia ter chegado a hora de paralisar por completo o transporte público e determinar o fechamento de todo comércio, mantendo em funcionamento apenas os estabelecimentos essenciais como farmácia, supermercados, restaurantes delivery e postos de combustíveis, assim como os serviços de segurança e saúde públicos e privados. Determinar a proibição da circulação de pessoas e definir critérios para o deslocamento aos estabelecimentos essenciais.

Além de proteger a população, o PT defende que a Prefeitura de Sorocaba utilize de todos os mecanismos que estão sob sua responsabilidade para garantir a sobrevivência dos pequenos e médios comerciantes locais, assim como para proteger os trabalhadores que estão na informalidade e evitar demissões dos trabalhadores registrados.

O PT também avalia importante que a Prefeitura de Sorocaba articule as demais Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba para barrar a propagação do coronavírus e garantir o abastecimento de alimentos, remédios e água potável.

Com conscientização, solidariedade e responsabilidade é possível evitar que aconteça em nossa região o que está ocorrendo em diversos países do mundo. Temos um agravante em relação a esses países que é a fragilidade da desigualdade social e da pobreza. Já é sabido como o coronavírus se multiplica, o que ele provoca e o que precisa ser feito para barrá-lo, em especial neste momento que o mundo estuda uma cura para o Covid-19.

Portanto, temos que agir para evitar que a doença se instale em nosso município e provoque sofrimento ao nosso povo.

 

Adailton dos Santos

Presidente do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba

DIRETÓRIO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SOROCABA
Deixe seu Recado