Imprensa

17-Abr-2008 00:00 - Atualizado em 15/09/2020 16:36
CIDADES

Encontro Regional vai discutir Políticas de Habitação e municípios

Seminário aborda programas de habitação do Ministério das Cidades e Fundos Nacional, Estadual e Municipais de Habitação de Interesse Social

 O Parlamento Regional de Sorocaba, em parceria com a Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana (Frenavru) realizam na próxima quarta-feira (23.04), a partir das 9h, na Câmara de Sorocaba, encontro regional de agentes políticos e sociais para debater as “Políticas de Habitação e os Municípios”. 

O evento, que deve reunir prefeitos, secretários municipais, vereadores, universidades, sindicatos e associações diversas vai discutir os programas de habitação do Ministério das Cidades e os fundos nacional, estadual e municipais de habitação de interesse social. 

De acordo com o vereador Arnô Pereira  (PT-Sorocaba) presidente do Parlamento Regional e vice-coordenador no Estado de São Paulo da Frenavru, o encontro contará com quadro de programas e fontes de recursos para habitação, stand da Caixa Econômica Federal, distribuição de cartilhas e material de apoio e certificado de participação.

Após o credenciamento, a mesa de abertura terá início às 10h, composta por prefeitos e vereadores do Parlamento Regional e da Frenavru, que vão falar sobre o tema “Políticas para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”.

Às 10h30 o tema da mesa será “Política de Habitação e os Municípios – Programa de Habitação do Ministério das Cidades e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social”, com a participação do secretário nacional de habitação do Ministério das Cidades, Cleber Lago do Valle M. Filho, e Nabil Bonduk, representante do Plano Nacional de Habitação (PlanHab).

Às 11h30 haverá discussão sobre a Política Estadual de Habitação, com um representante do Governo Estadual. A mesa que vai discutir os “Planos Municipais e Regional de Habitação” e “Plano Diretor e Plano de Habitação – experiência de Santo André” começará às 12h, com o Secretário de Formação da Frenavru, vereador Marco Antônio Alves Jorge e o coordenador do Plano Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Sandro André, Aylton Silva Affonso.
O encontro também contará com um debate entre os participantes às 13h30 e uma exposição da Caixa Econômica Federal às 14h30, sobre as Linhas de Financiamento para Habitação.

Segundo Arnô Pereira, o evento é de extrema importância para Sorocaba e Região. “Este encontro será um marco do desenvolvimento social e econômico de nossa região”, aponta o vereador. “Os prefeitos e vereadores, principalmente, terão a oportunidade de conhecer os programas e recursos disponíveis no Ministério das Cidades, experiências de outras cidades, além de linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal, que poderão transformar a realidade dos municípios e levar à população mais pobre o direito à moradia”, explica.

Deixe seu Recado