Imprensa

22-Abr-2008 00:00 - Atualizado em 15/09/2020 16:36
TRABALHO

Eventos vão discutir prevenção de acidentes e doenças em Sorocaba

A partir de 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, Sorocaba contará com uma série de atividades sobre este tema, com o objetivo de conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção para reduzir o alto número de acidentes e doenças ocupacionais registrados na cidade.
Em 28 de abril, por iniciativa do mandato do vereador Arnô Pereira (PT), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal, será realizada uma Sessão Solene que contará com uma palestra sobre “A importância das ações de Segurança e Saúde do Trabalho na Prevenção de Acidentes”, com a técnica e pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristiane Queiroz Barbeiro Lima.
Durante a Sessão Solene, também será entregue à diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos votos de congratulações da Câmara Municipal, requeridos pelo vereador Arnô, pelo Dia do Metalúrgico, comemorado em 21 de abril.
 
4ª Sempat
De 1º a 7 de maio acontece a 4ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat), que foi criada na cidade em 2005, a partir de uma lei do vereador Arnô Pereira, que vem inspirando a realização de eventos semelhantes em toda a região.
“A Sempat tem permitido um avanço muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras de Sorocaba”, explica Arnô Pereira. “A partir da 1ª Sempat, por exemplo, a Prefeitura, com mais de sete mil funcionários, despertou para a obrigação de instalar uma CIPA”, acrescenta.
O vereador Arnô Pereira, que foi diretor e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e o primeiro coordenador da subsede local da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem empenhado seu mandato na defesa dos direitos dos trabalhadores. Além da Sempat, o parlamentar também protocolou novo projeto de lei na Câmara Municipal, ainda não votado, que obriga todas as unidades de saúde, particulares e públicas, a comunicarem o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) sobre cada caso atendido de acidente e doença do trabalho.
“Com a aprovação desta lei, teremos um diagnóstico mais próximo da realidade, que possibilitará aos órgãos competentes do Município o desenvolvimento de políticas de combate aos acidentes e doenças ocupacionais”, conclui Arnô.
 
Programação da Sempat
A 4ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) contará com atividades lúdicas, recreativas e com palestras que darão direito a certificados de participação.
Nos dias 1º e 2 de maio haverá exposição, no andar térreo do Paço Municipal, de cartazes feitos por alunos da 5ª série do ensino fundamental da rede municipal sobre o tema, bem como de fotos de concurso de fotografia sobre “Situações de Trabalho”, realizado com alunos de escolas que oferecem os cursos de técnico em segurança do trabalho, técnico de enfermagem e técnico de enfermagem do trabalho.
No sábado, dia 3 de maio, das 8h às 12h, acontecerão atividades culturais e de conscientização na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, com teatros, músicas e apresentação do boneco Zequinha e sua turma.
A Sempat no domingo, 4 de maio, será marcada pelo passeio ciclístico intitulado “Pedala Trabalhador”. A concentração está marcada para às 8h na Praça do Trabalhador, localizada no Jardim Sandra. De lá os ciclistas seguirão pela Avenida Dom Aguirre rumo à Praça Olinda Alves Mendes, no Jardim Abaeté, onde haverá show, teatro e várias atividades, além do sorteio de brindes aos participantes.
De 5 a 7 de maio, segunda a quarta-feira, começam as palestras da Sempat, que serão realizadas sempre às 19h30, no plenário da Câmara de Sorocaba, ao lado da Prefeitura. No primeiro dia o tema será “O Cerest e a Saúde do Trabalhador”, apresentado pela equipe do Cerest de Sorocaba.
Na terça-feira a palestra será ministrada pela Dr.ª Maria Cecília P. Binder, professora doutora do Departamento de Saúde Pública da Unesp de Botucatu, com o tema “Caminhos Atuais das Análises de Acidentes do Trabalho”.
Na quarta-feira haverá a palestra “O Trabalho como Determinante de Processos de Saúde e Vida dos Indivíduos e Famílias”, com a professora Eliana Paula Leite, Diretora de Saúde Coletiva de Sorocaba. Neste dia também haverá encerramento solene da Sempat, com apresentação dos cartazes e fotos selecionadas no concurso de fotografia, bem como premiação dos vencedores e entrega de certificados aos participantes.

Deixe seu Recado