Imprensa

26-Out-2020 16:08
PT DEFENDE VOCÊ

Governo do Partido dos Trabalhadores trouxe a universidade pública federal para Sorocaba

Formação universitária gratuita e de qualidade

imprensa,
Imprensa

Sorocaba está entre as maiores cidades e os mais importantes centros econômicos do Estado São Paulo, porém, até o início dos anos 2000, não tinha uma universidade pública federal para atender a população. Os melhores estudantes, as cabeças mais promissoras da cidade tinham que deixar suas famílias e migrar para cidades como São Paulo, Campinas ou São Carlos, para estudar em cursos gratuitos, públicos e de qualidade.

A população sorocabana começou a realizar o sonho de ter uma universidade federal em 2006, no primeiro governo do Partido dos Trabalhadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ano, uma extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou atividades em salas emprestadas da Faculdade de Engenharia, com quatro cursos.

Apenas dois anos depois, em 2008, Lula e seu ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguravam o campus Sorocaba da UFSCar, em área de 70 hectares às margens da rodovia João Leme dos Santos (estrada de Salto de Pirapora).

A implantação foi possível graças ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado por Lula, por meio do Decreto 6.069 de 24 de abril de 2007.

Hoje, a UFSCar Sorocaba oferece 14 cursos de graduação e 17 cursos de pós-graduação. Para se ter uma ideia, nos mais de 48 mil m2 construídos funcionam 62 laboratórios. Para toda a região, e para os jovens de Sorocaba também, a UFSCar é hoje um centro de excelência na formação de pesquisadores e profissionais.

E em vez de “exportar” seus jovens mais talentosos, Sorocaba recebe gente de todo o Brasil, interessada em ensino gratuito e de qualidade.

Nestas eleições, vote em quem defende você! Vote 13! Vote nos vereadores e vereadoras do Partido dos Trabalhadores.

Fabiana Caramez e José Carlos Fineis
Deixe seu Recado